segunda-feira, 19 de agosto de 2013


1)   Onde aconteceu – Local do Ocorrido
2)   Porque aconteceu – Motivos do movimento
3)   Oque significa o nome – O motivo de o nome ser Cabanagem
4)   Quais os envolvidos – Quem participou
5)   Quando aconteceu – Data do ocorrido
6)   Oque eles Reivindicavam – Motivo pelos quais estavam reivindicando
7)   Como terminou – Como tudo terminou


A Cabanagem foi uma grande revolta popular que explodiu na província do Pará, em 1835 (1835-1840) Dela participou uma multidão de pessoas muito pobres, submetidas à exploração dos poderosos da região. Eram negros, índios e mestiços que trabalhavam na exploração de produtos de floresta e moravam em cabanas à beira dos rios. Por isso, eram chamados de cabanos e a rebelião ficou conhecida como Cabanagem. 
Os cabanos queriam sair da situação de miséria em que viviam. Para isso, tinham que lutar contra os responsáveis pela exploração social e pelas injustiças. A princípio, os cabanos foram apoiados por fazendeiros do Pará descontentes com a política do governo imperial e com a falta de autonomia da província. Os fazendeiros queriam mandar livremente no Pará e exportar sem barreiras os produtos da região

(cacau, madeira, erva aromática, peles etc.). 
Não demorou muito para que os fazendeiros se afastassem da Cabanagem, pois ficaram com medo das ideias que existiam no movimento. Os cabanos queriam acabar com a escravidão, distribuir terras para o povo e matar os exploradores. 

Um dos chefes da Cabanagem foi o padre Batista Campos que, no sertão paraense, costumava benzer os pedaços de pau utilizados como armas pelos pobres. A cabanagem teve muitos outros líderes populares, conhecidos por apelidos curiosos como o João do Mato, Domingos Onça, Mãe da Chuva, Gigante do Fumo. 
Em janeiro de 1835, tropas de cabanos conquistaram a cidade de Belém (capital da província) e mataram várias autoridades do governo, entre elas o presidente da província. 
Os cabanos tomaram o poder, mas tiveram grande dificuldade em governar porque lhes faltava organização, havia muita briga entre os líderes do movimento e a rebelião foi traída várias vezes. Tudo isso facilitou a repressão violenta comandada pelas tropas enviadas pelo governo do império. A liquidação completa dos cabanos só ocorreu em 1840, depois de muito sangue derramado. Calcula-se que foram mortos mais de 30 mil cabanos. Os que sobreviveram às perseguições foram presos e escravizados.

0 comentários:

Postar um comentário